Tarde com palestras de streaming no RioMarket

Diversos profissionais do mercado digital debateram sobre as mudanças e inovações trazidas a partir do streaming


Na tarde do segundo dia do RioMarket 23, ocorreu a palestra sobre streaming na CTV, apresentando esse novo modelo de negócios para os conteúdos digitais. CTV corresponde a TV conectada, ou seja, dispositivos ligados a internet que permitem o acesso a diversos conteúdos em plataformas como Netflix, Prime Video, Globoplay, entre outras.

Vanessa Delgado, presidente de Growth e Ad Sales da LATAM, explicou que a média dos brasileiros assina cinco streamings. Em meio às transformações no modo do público de consumir conteúdo, surgiu a OTTera. A OTTera entrega e distribui conteúdos para todas as plataformas e promove uma nova experiência de TV linear. Nesse processo, um canal é desenvolvido, distribuído e a publicidade divulga seus conteúdos. 

O serviço da OTTera é uma ótima oportunidade para produtores de conteúdo que estão com materiais parados. Um exemplo é o canal FIFA Plus, que transmitiu todos os jogos da Copa feminina. Atualmente, a Samsung TV está utilizando essa estratégia, agregando diversos canais em sua rede, os denominados fast channels, que são muito parecidos com a TV aberta. A sigla "fast" vem de "free ad-supported streaming television". 

Fabio Lima, fundador e CEO da Sofa Digital, explicou que é necessário possuir muito conteúdo e renová-lo constantemente para poder criar um canal e mantê-lo. A Sofa Digital é uma agregadora de dados e conteúdo digital para as principais plataformas de streaming da América Latina. Fabio afirmou que ela possibilita o aumento do conteúdo independente nas plataformas digitais, contribuindo para sua visibilidade e maior alcance.

Marco Altberg, fundador e CEO da Indiana Produções e sócio fundador do canal Like, foi mais um palestrante presente no debate. Esse canal tem uma variedade de atribuições, como recomendar filmes e séries, trazer listas de gêneros, indicações do que assistir no Cinema e no streaming, entrevistas com figuras e profissionais do meio audiovisual, entre outras. O diálogo entre esses palestrantes foi muito importante para esclarecer questões novas e muito transformadoras no meio digital.

Dando continuidade ao tema, foi realizado o painel sobre modelos e oportunidades de negócios com streamings. O diretor Luiz Bannitz dissertou sobre a necessidade de mudanças para que as plataformas de streaming possam se sustentar. A Netflix já introduziu um plano mais barato que inclui propagandas, um exemplo de AVOD (Video Advertising on Demand). Segundo ele, a verba da televisão aberta precisa migrar para esses novos modelos de consumo. Milton Neto, fundador e CEO da OffGrid Creative + Content, concordou com essa mudança na cadeia tradicional de distribuição de conteúdo.

A mediadora Yael Steiner, sócia da Yael Steiner CINE e CULTURA, está lançando, junto com Teresa Lampreia, o WHE Play, um observatório do mundo a partir das vozes de mulheres latinas. Yael trouxe o questionamento a respeito de como os serviços de streaming conseguem prender seus espectadores. Luiz afirmou que, conforme o volume de conteúdo aumenta com os diversos serviços de streaming, a dispersão também. Para tentar atrair os espectadores, são criados focos de conteúdo para atingir públicos específicos.