Painel no RioMarket sobre ferramentas da Meta para aumentar o alcance de conteúdos
Durante essa terça-feira no RioMarket 23, Antônio Pinheiro, diretor-sócio da Midia1 Comunicação, e Louise Peres, gerente de parcerias estratégicas da Meta, apresentaram um painel sobre como utilizar as ferramentas da Meta para gerar conversas com o público e fazer o conteúdo chegar mais longe. Antônio relembrou uma campanha realizada para o filme Desenrola (2011) que consistiu na criação de um site no qual as pessoas poderiam escolher parte do elenco, a banda do filme e a trilha, entre outras funcionalidades. Assim, criou-se um público que estava em contato constante com os bastidores e, por meio das interações, tornaram-se espectadores, auxiliando na circulação do filme.
Atualmente, as possibilidades de engajamento do público através da elaboração de conteúdos são muito maiores. Louise iniciou a apresentação dizendo que sua função consiste em auxiliar criadores de conteúdo a usarem as ferramentas da Meta e otimizarem a divulgação de seus produtos, marcas, etc. Somando todas as redes da Meta, existem 3.8 bilhões de pessoas que utilizam esses aplicativos e redes sociais. Louise afirmou que é necessário produzir conteúdos interessantes, originais, relevantes, consistentes e capazes de prender a atenção. Existem diversas ferramentas para serem exploradas, como reels, feed, stories, notas, threads, entre outras, e cada uma delas tem um perfil específico.
O Facebook ainda é uma plataforma com muito potencial, segundo Louise. Ela trouxe o dado de que 137 milhões de pessoas o acessam pelo menos uma vez ao mês. Uma estratégia útil para gerar conteúdo nesse rede é conectá-la com o Instagram e fazer publicações cruzadas, ou seja, que estão em ambas as plataformas. Louise compartilhou que 20% do tempo que as pessoas passam no Instagram é consumindo reels. Dentro dessa rede, o público tem diversos objetivos, como se inspirar, se informar, se educar e se divertir. O Instagram é uma ferramenta muito poderosa, porque mais de 2 bilhões de pessoas o usam todos os meses.
Por fim, Louise concluiu dizendo que é importante ser consistente, tanto com a frequência de conteúdo quanto com os hábitos criados, por exemplo, de postar determinado story em determinado momento do dia. O seu perfil irá trazer sua marca, e, portanto, é fundamental ser autêntico, relevante e gerar engajamento.