Diversidade feminina no Audiovisual no RioMarket
No final do segundo dia do RioMarket 23, ocorreu um painel sobre diversidade feminina no audiovisual apresentado por duas mediadoras do Telecine, Bruna Scot e Renata Boldrini, trazendo as participantes Simone Oliveira, head da Globo Filmes, Carolina Rapp, gerente de conteúdo da Globo Filmes, Laís Bodanzky, sócia da Buriti Filmes, e Sabrina Fidalgo, CEO da Fidalgo Produções.
Sabrina Fidalgo comentou sobre a necessidade de retratar a diversidade brasileira nos conteúdos audiovisuais. Enquanto homens brancos, cis e hetéros estão majoritariamente nas posições de poder criando conteúdos, muitos preconceitos acabam sendo transmitidos para o público e, consequentemente, reproduzidos pela sociedade. Laís Bodanzky complementou que o audiovisual brasileiro precisa dar conta dos vários pontos de vista existentes. Com o intuito de combater e superar a desigualdade de gênero, Sabrina defendeu a importância de pensar formas de aceleração de carreira para mulheres.
Simone Oliveira afirmou que, atualmente, a Globo Filmes é majoritariamente composta por mulheres, o que é uma grande conquista. Laís opinou que essa transformação na estrutura da equipe propicia uma tranquilidade para realizar coproduções. No Festival do Rio desse ano, a Globo Filmes traz muito mais filmes dirigidos por mulheres do que por homens, havendo onze diretoras envolvidas nos longa-metragens. A perspectiva é de que esse progresso continue acontecendo e as mulheres ocupem cada vez mais espaço no audiovisual brasileiro.